sexta-feira, 4 de julho de 2008

Porquê gosto de Shakespeare.


Falando em fadas, vou falar um pouquinho do cara que as matou na sua origem.
E deu à luz às sininhos. Tolkien o odiava. Hehehe.

Antes de William Shakespeare as fadas eram imaginadas como seres poderosos, altos, uma raça superior, intermediária entre homens e deuses. Foi ele que criou as fadas-inseto, no seu "Sonho de uma noite de verão". Ótimo livro. O caso é; comprei o livro Macbeth há alguns meses e só o li nessa quarta. Daí lembrei porquê eu gosto de Shakespeare.

Não gosto de pessoas muito diretas (não que eu não goste delas, não gosto do jeito como falam). Pra mim, um dos principais sinais da decadência das línguas no tempo é que as pessoas passam a falar muito diretamente. Não digo no cotidiano, e sim na literatura, nos discursos, nos rituais. Espera, deixa eu me corrigir, pra ser melhor entendido. Não gosto de quem fala explicitamente. Ser direto é se fazer entender rapidamente. Isso é bom. O ruim é ser explícito demais. Falar com elegância e se fazer entender por quem deve entender, isso sim é sutileza.

E o que eu mais gosta em Shakespeare é isso. Ele não deixa suas intenções explícitas, ele fala como que faz poesia, suas palavras dão voltas, mas basta uma lida e você entende o que ele quer dizer. Sua narrativa é consistente e firme, mas não deixa de lado a preocupação com elegância e beleza. Ela flui.

Frase do dia: "Mas o que é isso, homem? Jamais cubra os olhos com seu chapéu. Ponha em palavras teu sofrimento. A dor que não fala termina por sussurrar a um coração sobrecarregado, pedindo-lhe a explosão." - William Shakespeare, em MacBeth

10 comentários:

Nanda disse...

De fato...
Acho que um dos meus grandes defeitos é que às vezes sou direta e explícita demais.

Explícita?

Bem, não me entendam mal.

Nanda disse...

PS.: John, acho q era uma boa tirar os marcadores. O blog é mto livre p/ isso.

Ou é a Ilana q está cuidando da manutenção do blog agora?

John, O Lobo disse...

Nós dois, mas não acho os marcadores ruins. não é todo post que precisa ter um, mas quem conseguir definir um assunto ponha os marcadores ^^

E eu não te acho "explicita" demais. Direta, o suficiente, e isso é bom.

Unknown disse...

Bom eu não li muita coisa do Shakespeare mas Macbeth eu li e acho que além da linguagem, que certamente é muito interessante, o que fez do Shakespeare O Shakespeare é a universalidade...alguém que falou muito bem da alma humana, a ponto de séculos depois ainda conseguir traduzir sentimentos, parecer extremamente atual.

L.C.C disse...

não pude deixar de lembrar da frase: o "sono é o preludio da morte" william shakespeare huahueaheau

John, O Lobo disse...

Ai eu lembro uma outra:
Foda-se - Nelson Rodrigues

AHUHUHAUHUAH

Ilana Kenne disse...

Sabe o que é mais engraçado? Eu gosto muito, muito de Shakespeare. Mas eu o odeio, pq ele era um pilantra. A criatividade dele era do tamanho de uma ervilha, o seu talento consistia basicamente de compilações bem feitas. Mas, pelos céus, que bem feitas! Isso é que dá ódio!

Unknown disse...

Estava no orkut da Nanda e achei esse blog... é de quem mesmo?
Enfim, só sei que a-m-e-i os posts! Em especial este que fala do Shakespeare :) Beijus

Unknown disse...

Ponha ^A Tempestade^ na pilha de leitura das férias. O melhor de todos.

Ah, e não pode faltar ^A Megera Domada^!

John, O Lobo disse...

A tempestade é realmente um grande livro!

"A mais lasciva das tentações não me fará perder minha honra!"

Recomendo a Comédia dos erros.