quarta-feira, 9 de julho de 2008

Iago


Tendo como incentivo o debate que a Fê e o John tiveram no blog dela a respeito do que seria modéstia e humildade eu resolvi escrever esse post.

Não, não vou falar do que é cada um, vou falar do que é confiança. Quanto ao assunto acima... bem... eu concordo com o John.

O que nos leva a confiar em alguém?

Acho que até há algum tempo atrás eu responderia facilmente isso, mas agora não estou tão certa de qual seria a resposta.

Acredito que confiamos naqueles que se mostram estar ao seu lado, mas o dificil é confiar naqueles que você espera que ainda se tornem seus amigos. E ainda mais difícil é manter sua confiança nos que você sempre confiou quando a vida te mostra que existem Iagos em toda parte.

Se existem tantas pessoas capazes de atos e cenas que não condizem com o que elas realmente querem ou sentem... como saber em quem se pode confiar? Tenho certeza que alguém pensou "Confie em seus amigos". No entanto o que pega é saber se alguém é seu amigo ou não. Até que se passe por uma prova de fogo, uma que realmente mostre quem te ama e quem é teu amigo (não deu pra deixar de pensar na cena do filme Múmia 2 quando a amada do cara múmia não foi ao socorro dele... tá... podia ter usado um filme melhor para ilustrar, mas me veio esse à cabeça), só que não é todo dia que se passa por provas assim (graças a Deus!) e, hoje em dia, mesmo quando se passa não dá pra não cogitar se isso não poderia ser nada além de uma grande armação.

Cada um dos meus amigos sempre me ensinou algo, e muitos me ajudaram a continuar no meu caminho quando tudo o que eu mais queria era desistir e me esconder debaixo dos lençóis. Mesmo com tudo isso eu posso dizer que confio plenamente neles? Queria dizer que sim, mas sempre existem aqueles momentos de dúvida, alqueles momentos nos quais você escuta vozes sussurrantes e malignas (e nem sempre são apenas vozes sem corpo... né, Shakespeare?) que te dizem que no final do dia você só pode contar consigo, e que todos ao teu redor buscam a tua destruição.

Já escutei dizerem que é bom você duvidar sempre, pois isso te impedirá de cair como uma pato em armadilhas que invariavelmente a vida te prepara (ou mesmo pessoas te preparam)... mas será que de fato é bom duvidar de tudo e de todos? Até daqueles que sempre te deram carinho?


"Iago: [...] Ela está bem aqui, porém ainda confusa: a mais pura face da canalhice, jamais vista até que seja usada."


ps: meu post não tem como alvo niguém específico, e muito menos se refere a alguém com forma definida. E deixo isso claro de uma vez!

ps 2: dessa vez a frase tá certa, a não ser que o tradutor tenha incorrido em erro.

ps 3: Sim, eu prefiro as personagens consideradas más do Shakespeare... principalmente quando Ewan McGregor já interpretou o Iago.

8 comentários:

John, O Lobo disse...

Amanda, pára de ler Otelo e vai ler "A comédia dos erros", "A megera domada", sei lá.

Tem coisas amanda, que agente só aprende fazendo. Que só descobre testando. Em quem confiar é uma dessas coisas. Não tem fórmula pra saber de cara. Vc simplesmente sente que pode confiar e... confia! Se a pessoa merece o não, não tem jeito de saber. Só o tempo vai mostrar.

Nanda disse...

Exatamente. Sei lá, esse seu post me deixou meio...

E não me surpreende vc concordar com o John a respeito da discussão sobre modéstia.

Nanda disse...

[Não, isso não foi uma crítica]

Nanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique disse...

Eh, seguinte, o que EU faço, eh confiar nas pessoas, simplesmente isso, vc não precisa construir uma confiança cmg, vc (não vc, Amanda ou pessoa, mas todos) já, por existir, tem minha confiança...Se vc fizer algo, seja pra mim ou pra outra pessoa que venha a quebrar essa confiança, aiiiiih fudeu! Pq, apesar de vc não ter que construir ela no início, se vc quebrar, pra construir de novo leva tempo...há se leva...
Mas então, isso funciona pra mim, eu confio nas pessoas,mas eu não me iludo...eu sei que, alguma hora a pessoa que eu conheço vai me decepcionar de alguma forma...pode parecer cruel pensar assim,mas, salvo raríiiiissimas exceções, isso sempre se confirmou cmg,mas não impede que eu tenha boas amizades, afinal, há decepções e decepções, o negócio eh sempre dar a chance de a pessoa mudar, ou então de vc msm mudar, afinal quem disse que quem se decepciona eh sempre o certo, right?!

Foi mal o coment grande,soh queria mostrar como funciona o eskema confiança pra mim...vai ver funciona pra outro tb, vai ver n...
Boa sorte! ;D

Nanda disse...

Tá certo, uai.

Mandy disse...

meu post foi meio dark, mas é de boa... era só algo que eu tava pensando enquanto lia o livro (tá, John, vou mudar pra um mais alegre =P).
Nanda, não tem porque ficar meio... como eu disse, era só algo que eu tava pensando em razão do livro =P
depois eu faço um post mais legal... tlvz aquele daquele dia nas férias que eu te prometi, Fê

Ilana Kenne disse...

Uma vez eu perguntei como a gente fazia pra ficar amigo de alguém.Me responderam :"Não tem fórmula, a gente só fica, e pronto". Acho que é a mesma coisa com confiança. Claro que é uma coisa que se constrói. Mas sobre alguns alicerces, ela não consegue ser construída. Como tudo em relacionamentos, depende de química.