sábado, 21 de junho de 2008


O adjetivo nefelibata foi usado por Lima Barreto no livro "Os Bruzundangas" para designar aqueles literatos alambicados que desprezavam os processos simples, fáceis, de construção textual, preterindo o conteúdo à forma.
A palavra nefelibata tem origem do grego "nephele" (nuvem) e "batha", (em que se pode andar). Ou seja, aquele que "anda nas nuvens". Em literatura, diz-se do escritor que não obedece as regras literárias. No contexto geral, trata-se de uma pessoa idealista, que vive fugindo da realidade.
Nefelibatas comumente utilizam adjetivos pejorativos para qualificar aqueles que discordam de suas idéias. Também costumam achar que suas idéias são extremamente progressistas.


Só pra quem não sabia qual o significado do nome do blog =P

7 comentários:

John, O Lobo disse...

Não esqueçamos dos professores de Direito nefelibatas. Que ensinam dogmática jurídica sem pensar nos porquês daquilo.

Bah, Lyra filho era gordo.

Ilana Kenne disse...

Os que ensinam dogmática jurídica são nefelibatas? Nah, a meu ver os que ensinam a dialética é que o são. Vocês enxergam algo no estilo "utilizam adjetivos pejorativos para qualificar aqueles que discordam de suas idéias" em "catedr'áulico"(by Lyra Filho)? Eu vejo, rá, e muito. E em "positivismo empoeirado" e coisas do gênero, percebem o "Eu sou progressista"?

Lyra Filho tem uma definição bem legal de nefelibata: "dá sono com seus discursos, onde há pérolas de erudição sem um fio que as reúna em colar de verdadeira cultura".=P Só uma observação: onde deve ser usado pra indicar lugar, e só.

Nanda disse...

Acho que os colaboradores deste blog pendem para a direita.



Ah! Eu queria ter conhecido o Lyra e o JG na época em que os dois não passavam de estudantes e amigos. Até pq o JG devia ser até engraçadinho ;D
[uheuheuheuheh]

Nanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nanda disse...

E o Lyra devia ser bizarríssimo.

Ilana Kenne disse...

Dizem que o Lyra era gay. ;)

Blomkie disse...

PFFFF

Então a gente ia ficar amigo =PPP

PS.: Meu irmão ficou assustado com o nome desse blog e jurou que eu era adotada.