sexta-feira, 20 de junho de 2008

Manifesto pela liberdade...........de beber

Como já deve ser de conhecimento de grande parte do "público" que pode passar a freqüentar esse blog, hoje 20/06/2008, foi sancionada e publicada pelo Presidente Lula uma lei que determina, entre outras coisas, que a pessoa que for pega dirigindo com QUALQUER, devo frisar, QUALQUER quantidade de álcool no sangue estará sujeita a multa de quase mil reais e perderá a carteira.
Caros leitores, também deve ser do seu conhecimento que a lei anterior tolerava uma certa quantidade de álcool (equivalente a 2 copos de cerveja) no sangue do motorista.
Ok, é fato que as rodovias estão muito perigosas e que a maioria dos acidentes são causados pela velha dupla álcool/direção, porém eu me pergunto, será que são aqueles que ficam entre o primeiro e segundo copo de cerveja que causam estes acidentes? Resposta: NÃO!!!! As pessoas que causam acidentes são aquelas que tem suas capacidades motoras afetadas por terem ingerido quantidade considerável de álcool, e não aqueles pais de família que saem do trabalho numa quinta-feira suada e vão para o bar bater um papo com os amigos acompanhado por um copo de chopp.
A minha revolta é a crença do governo de que isso vai de fato mudar alguma coisa, pois mesmo com a margem de tolerância da lei anterior, o que mais se via na saída de festas eram pessoas que mal se aguentavam em pé assumirem a direção do carro, e não eh a supressão dessa tolerância que vai fazer com que essas pessoas passem a não beber quando forem dirigir, pois não existe (ou quase não existe) uma fiscalização eficaz para punir esses beberrões que seguem causando acidentes e mortes nas estradas.
Minha humilde opinião é a de que o Estado deveria saber seu lugar e parar de intervir de forma abusiva na liberdade individual dos cidadãos, criando leis absurdas, e passasse, dessa forma, a garantir a eficácia daquelas leis que já existiam (como o caso da lei que estabelecia a tolerância de certa quantidade de álcool).
Fica registrada minha REVOLTA em relação a essa lei RIDÍCULA e ABUSIVA, revolta essa que parte de uma pessoa que, ao contrário do que alguns que leram este "manifesto" possam ter pensado, não bebe bebidas alcóolicas, mas se preocupa com o mau uso do poder por parte do governo e, embora insatisfeito com seu curso de Direito, fica mais insatisfeito ainda com o mau-uso deste Direito por parte daqueles que deveriam saber usá-lo de forma adequada.

Desculpem-me o texto grande e chato, mas na verdade isso é um desabafo.

4 comentários:

John, O Lobo disse...

Texto bão.

Concordo plenamente! É revoltante termos de aguentar tanta interferência do Estado, em várias dimensões de nossa vida privada.
Até quando a liberdade será sacrificada no altar do deus-leviatã estatal?

Ficam os parabéns pelo bom texto.

Nanda disse...

Henrique, fiquei mto orgulhosa do seu texto. Concordo com seu posicionamento.

Palhaçada.

Ilana Kenne disse...

Comentário 1: Não podemos esquecer das pessoas que têm pouca tolerância ao alcool.(Japoneses, por exemplo,naturalmente.) Eu já vi gente bêbaça com um copo de cerveja. Acho que essa é a questão em relação a essa lei. Também acho uma palhaçada, mas pq eu sei o meu limite e não colocaria a minha vida e a de outras pessoas em risco. Mas e as pessoas que não percebem quando já estão "passadas"? O Estado deve deixar que cada um tenha consciência de si? Não sou a favor da lei, mas tb não sou totalmente contra.

Comentário 2: Não podemos esquecer, também, das pessoas que causam acidentes de trânsito sem terem ingerido uma só gota de alcool. Não são só os bêbados que fazem barbeiragens! Qualquer um está sujeito a se distrair por um segundo e causar um acidente.

Por fim, quero dizer que essa lei vai ser, sim, muito chata. Todo mundo vai ter que estar sempre se cuidando, pedindo carona, limitando suas atitudes, claro. O que eu tentei mostrar foram só alguns dos motivos pelos quais eu não a condeno totalmente. Eu gostaria muito, MUITO, que houvesse uma outra alternativa. Mas já que não consigo apresentar nenhuma contra-proposta, me resguardo de condenar.

Nanda disse...

Acho seus posicionamentos muito válidos, Nana.

Ainda assim... Essa lei ainda não me convenceu totalmente. Mas espero do fundo do coração que funcione para nos proteger...