sábado, 28 de junho de 2008

I am Sam \o/


Falando em filmes emocionantes,


Winston Churchill certa vez disse: "Não ser comunista aos 20 anos é não ter coração. Sê-lo
aos 30 é não ter cérebro". Acho que não tenho coração.

Mas às vezes eu tenho a impressão de que tenho um sim. Por exemplo quando vejo o filme "I am Sam", traduzido como "Uma lição de amor" ou algo brega do tipo.

Sabem, não me comovo facilmente. É muito difícil alguma coisa realmente me emocionar. Só penso em uma coisa que me emociona. Ver um indefeso ou fraco sendo maltratado. E esse filme traz um bocado disso.

Ele conta a história de um homem com problemas mentais que tenta criar sua filha. O problema é que aos sete anos a menina já começa a superar a capacidade intelectual do pai, e uma série de problemas com a escola levam a Justiça a determinar a separação dos dois. O foco do filme está no Sam, o pai, se esforçando para superar as próprias limitações e enfrentando os ataques da sociedade que acha que ele não é capaz.

Mas não é só por esse dramalhão todo que o filme é bom. O que eu acho interessante é a abordagem do tema. É de uma singeleza tremenda, a forma como é mostrada a relação entre pai e filha, entre os amigos do Sam... tudo tem um ar de inocência que de fato cativa. Não posso deixar de lado as referências aos Beatles (começando pelo nome da menina, Lucy).

Não sei bem como, mas toda o filme me lembra a música Lucy in the sky with diamonds.É tipo o desenho de uma criança. Ah, não esqueçamos o papel de Michelle Pfeiffer como a advogada sem coração, que vai amolecendo frente ao jeito ingênuo e resoluto do Sam.

Acho que a cena mais marcante do filme é quando perguntam pra Lucy: "Você acha que seu pai pode te dar tudo o que você precisa?" e ela responde: "Nós só precisamos de amor".
All you need is love.


Frase do dia: "There's nothing you can do that can't be done. Nothing you can sing that can't be sung."

9 comentários:

John, O Lobo disse...

Agora um choque pra quem me conhece: Meu filme favorito não é O SdA, é esse aí.

Rábula disse...

Nunca tinha ouvido falar... mas deve ser bom mesmo. Mais um item pra minha lista "coisas para fazer quando eu passar no vestibular".

Eu acho que seu filme favorito é "Meu Primeiro Amor", com Macaulay Culkin.

John, O Lobo disse...

Esse é bom também. Profunda a parte que o moleque morre tentando recuperar o anel da menina.

Henrique disse...

cara, uma lição de amor eh do mal de tão bom...

Unknown disse...

A trilha sonora do filme é uma atração à parte. Toda ela é de músicas dos Beatles regravadas. Prá quem é grande fã do quarteto, mesmo que deteste dramalhões, é imperdível.

Ilana Kenne disse...

Esse filme é fofo, muito fofo. =]

Ilana Kenne disse...

Essa não é a Dakota Fanning? Acho que a mesma menina que faz "Grande menina, pequena mulher". É, os diretores gostam que ela faça papel de criança madura...=P

Nanda disse...

Sim, é ela.

Esse filme é muito bom mesmo.
Mas Meu Primeiro Amor é melhooooor =DD

Unknown disse...

Dizem que um outro filme espetacular com crianças sensíveis é "Valentin":

http://cultureetdecadence.blogspot.com/2008_03_01_archive.html